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Captação de recursos ou fundraising o que é?

Foto do escritor: beatriznobilebeatriznobile

Atualizado: 26 de abr. de 2021

A captação de recursos consiste em colocar em prática uma série de técnicas, processos e estratégias de fundraising para aumentar o orçamento de uma Organização da Sociedade Civil, também conhecida como Organizações Não Governamentais - ONG, com o objetivo de garantir sua sustentabilidade ao longo do tempo, aumentando o orçamento, se tornando auto-sustentáveis, e com maior impacto e incidência em sua área de intervenção.


Na teoria, o fundraising é um processo estruturado do planejamento estratégico, desenvolvido para angariar recursos, sejam eles financeiros ou não, e para isso é necessário ter uma equipe dedicada, ou contratar uma consultoria especializada para pensar em ideias criativas para alcançar os objetivos de angariação de fundos e aproximar a organização da comunidade.

Nos últimos anos, o fundraising passou por um importante processo de profissionalização. No início, a atividade estava diretamente ligada às grandes ONGs, mas, com as crises econômicas agravada com a pandemia de COVID 19, muitas organizações começaram a pensar na captação de fundos privados como parte de sua estratégia. Ao mesmo tempo, os próprios doadores exigem cada vez mais transparência, com o objetivo de conhecer o destino e o impacto que suas doações causam na sociedade, por isso é importante realizar um boa prestação de contas além de relatórios quantitativos e qualitativos dos serviços prestados.

A profissionalização da equipe gestora de uma ONG pode ser vista em diversos aspectos. Por exemplo, já não basta a simpatia dos voluntários que se dedicam à captação de fundos. Agora é cada vez mais necessário que as organizações contem com pessoas que tenham conhecimento em diversas áreas: financeira, legal, marketing, comunicação, elaboração de projetos, avaliação e monitoramento dos indicadores etc. Um resultado dessas novas necessidades dos últimos anos é o surgimento de empresas especializadas nesse tipo de consultoria.

O captador de fundos, que atua como mediador entre um doador e a instituição que quer ajudar, recebe o nome de fundraiser. Sua principal função é estabelecer um vínculo entre a organização e os doadores e fortalecer essa relação ao longo do tempo. Eles geralmente são profissionais capacitados que dominam as habilidades interpessoais e que têm conhecimentos de marketing e comunicação e estratégias de captação especializadas para cada realidade organizacional.

Principais meios para captar recursos

Existem várias formas de captar recursos, a seguir, um breve exemplo de como pode ocorrer a arrecadação de fundos:

Presencialmente (face to face) É a captação de sócios ou de doadores na rua, porta a porta ou recorrendo diretamente aos comerciantes ou empresários.

Telefone Através de call centers — fazendo ou recebendo ligações — são arrecadados fundos geralmente em parceria com empresa de energia eléctrica dentre outras formas;

Campanhas em redes sociais, imprensa ou televisão A publicidade é uma ferramenta eficaz para sensibilizar o público e captar fundos para uma causa, como por exemplo plataformas de crowdfunding onde é possível criar uma campanha e apresentar o projeto ou ideia, indicar a verba que necessita e o período em que decorre a angariação de fundos.

Comercialização de produtos Algumas organizações têm lojas próprias ou comercializam produtos por meio de terceiros para captarem fundos. Também podem ser pontuais: rifas, feiras etc. Desde que incluso em seu estatuto social.

Institucional Consiste na captação de recursos de instituições públicas, outras instituições como por exemplo as fundações ou de empresas privadas por meio de subvenções, editais públicos ou privados ou doação de bens.

Agora que você já conhece um pouco sobre a captação de recursos agende um atendimento, somos uma empresa de referência no setor e oferecemos um serviço especializado de acordo com a sua necessidade.

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